Conheça todas as nossa charges na página de Charges |
Glossário de
Marketing Digital - Perfectu
A seguir algumas definições e respostas simples para terminologias que são muito utilizadas e que às vezes se misturam com termos em inglês. Recomendamos para quem quiser aprofundar nestes temas ler outras fontes, artigos, textos e livros. A Perfectu disponibiliza algumas destas informações nos serviços que oferece.
A
Algoritmo: Conjunto de instruções de programação para resolver alguma tarefa. Em
marketing de busca é o método para definir como são retornados os resultados em uma
busca.
Alt text: É o texto que aparece quando você posiciona o mouse em um link ou imagem.
Auxilia deficientes visuais a entender o que está na peça.
AdWords: é o programa de publicidade do Google que se utiliza de links patrocinados. AdSense: é o programa de afiliados do Google AdWords.
Afiliado: mesmo que Programa de Afiliados.
Analytics: é a ferramenta do Google, utilizada para verificar como esta sendo o acesso a um site. O Google Analytics exibe dados como: número de visitas, número de visitantes únicos, taxa de rejeição, tempo médio no site e muitas outras informações.
B
Backlink: Conhecido como inbound link, é um link externo para o seu site ou página.
Banner: É a forma publicitária mais comum na Internet, muito usado em propagandas para divulgação de sites que pagam por sua inclusão. É criado para atrair um usuário a um site através de um link. Embora todos os tipos de sites sejam suscetíveis a ter banners, são os sites com maior tráfego e conteúdo de interesse que atraem os maiores investimentos de anunciantes. Os banners são geralmente imagens desenvolvidas em formato .jpg ou .gif, animações em Java, Shockwave ou Flash. Um banner pode ter várias dimensões, sendo a mais conhecida a de 468x60 pixels. Essas imagens freqüentemente tem uma forma alongada, na horizontal ou na vertical. Os formatos mais comuns são: Leaderboard (728 x 90 px), Full Banner (468 x 60 px), Half Banner (234 x 60 px), Vertical Banner (120 x 240 px), Square Button (125 x 125 px),Micro Button (88 x 31 px), Skyscraper (120 x 600 px), Wide Skyscraper (160 x 600 px) e Large Rectangle (336 x 280 px).
Black-Hat: são práticas antiéticas, utilizadas para posicionar sites em buscadores. Conjunto de técnicas consideradas anti éticas de SEO como cloaking, texto invisível e fazenda de links. Estas práticas podem causar até o banimentos de suas páginas dos sites de busca.
Blog: é um site – ou uma área de um site – voltado a disponibilizar informações sobre a empresa ou sobre um assunto específico relevante. O blog também deve ter uma área para comentários dos visitantes. O termo Blog vem de Web Log, em português Diário da Web.
Botão +1: é o botão, criado pelo Google, para recomendar algo. Pode ser um link, um site, uma foto, etc. Ele é muito utilizado dentro da rede social Google Plus.
Botão Curtir: é o botão, criado pelo Facebook, que, quando pressionado, indica que o usuário aprova ou gosta daquela informação que esta vendo. A informação pode ser um post, um site, um link, uma foto, etc. Ele é muito utilizado dentro da rede social Facebook.
Breadcrumb: mesmo que Migalha de Pão.
Busca Natural: São os links ordenados por relevância em uma página de resultados,
excluídos os links patrocinados. É o objeto do SEO.
Busca Orgânica: ver Busca Natural.
C
Cadastro: Ato de informar ao site de busca a existência de um site. Existem cadastros
manuais e automatizados.
Campanha: Consiste em um ou mais grupos de anúncios que compartilham o mesmo orçamento, para atingir um objetivo específico.
Campanha competitiva: Pode ser definido basicamente como monitorar as informações referentes ao perfil dos seus clientes, necessidades, hábitos de compra, tendências do mercado e ações dos concorrentes. Ou seja, tudo que é necessário para que você tome as melhores decisões e fique à frente no mercado.
Campanha cooperativa: Têm objetivos de promover e diferenciar ações, estratégias e planos que façam que as pessoas chamem outras pessoas para participar, ganhando todas alguma coisa por causa da sua participação na campanha. Também pode ser entendidas como campanhas com foco na responsabilidade social de empresas que prezam pelo crescimento de sua comunidade, cultura, educação e/ou preservação ambiental.
Cascading Style Sheets: CSS – Folha de estilos. Método recomendado pelo W3C para
a camada de apresentação da web.
Case de mkt: Nome que se dá a uma história de sucesso proveniente de uma ação de Marketing bem feita de uma empresa.
Captcha: São aquelas figuras que contêm letras ou números, porém os caracteres estão sempre em desacordo, ou em forma, ou alinhamento, etc. O Captcha é utilizado para diferenciar se a ação esta sendo feita por um humano ou por um robô. Geralmente, eles estão em sites que necessitam de um cadastramento para acesso.
Cauda Longa: Nome dado as palavras-chave que possuem um número baixo de buscas, mas que são muito boas para conversão. Estas palavras-chave, geralmente, possuem um número grande de termos, como “auto elétrico em Moema”, “sushi bar ubatuba”, etc.
Cloaking: Técnica de Black Hat SEO que consiste em apresentar páginas diferentes
para sites de busca e pessoas na tentativa de enganar os robôs de busca.
CMS: é a abreviação de Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. É utilizado na criação de sites e blogs, onde a inserção de novos conteúdos é frequente. Ele possibilita a alteração, inserção ou exclusão do conteúdo do site, de forma prática, sem alteração no código fonte. Os CMS livres mais conhecidos hoje em dia são: WordPress, Joomla e Drupal.
Código Fonte: São os arquivos codificados que geram o site. A maioria dos sites utiliza uma linguagem chamada HTML.
Coeficiente Viral: Grau de participação do consumidor nas campanhas criadas por empresas através das mídias sociais.
Conteúdo off site: São técnicas de melhoramento para motores de busca que não são feitas no site ou página onde o off site consiste simplesmente em criar links para o nosso site.
Conteúdo in site: São informações e imagens disponibilizadas em site focado em um tema ou público específico.
Conversão: A conversão é uma meta que pode ser estabelecida. Ela pode ser uma venda em um site, o preenchimento de um cadastro para receber um e-mail marketing, um “curtir” em uma fan page, etc.
Cost Per Action: CPA – Custo por ação. A ação pode ser cobrada por leads gerados ou
por documentos baixados.
Cost Per Click: CPC – Custo por clique. Forma de cobrança diferente do CPM onde
apenas quando clicado é que o anunciante é cobrado. Normalmente usada em ações de
links patrocinados.
Cost Per Mille: CPM – Custo por Mil impressões. Forma mais comum de cobrança de
publicidade na web. Normalmente feita em banners.
Crawler: Também conhecido por Bot e Spider, ele é um robo usado pelos sites de
busca para “varrer” a internet capturando o texto das páginas e cadastrando os links
encontrando, possibilitando encontrar novas páginas.
CTR: É a abreviação de Click Through Rate ou Taxa de Cliques. Esse termo é muito utilizado nas campanhas de links patrocinados, para determinar quantos cliques seu anúncio teve, de acordo com um número de impressões na tela. Para exemplificar, suponha que seu anúncio seja impresso na tela de 100 pessoas, porém apenas 10 clicaram no seu anúncio e foram para o seu site; o seu CTR para este anúncio é de 10% ((10×100) / 100).
CPA: É a abreviação de Custo por Ação ou Aquisição, ou seja, o custo pago para o meio de comunicação a cada conversão, ação ou aquisição que ocorra no site, desde que esta aquisição tenha como origem o meio de comunicação.
CPC: É a abreviação de Custo Por Clique. O CPC é um custo pago ao meio de comunicação a cada clique do visitante no anúncio, banner ou link para o site. Hoje, ao anunciar em ferramentas como o Google Adwords UO no Facebook, voce pode optar por uma modalidade de cobrança Chamada Custo camarilha por. O custo também pode ser calculado virtude de fazer numero de visualizações que um anuncio fisgado, ou seja, por custo de Impressões que também pode ser chamado de Custo por mil Impressões.
CPM: É a abreviação de Custo Por Mil, ou seja, o custo pago para o meio de comunicação a cada 1.000 vezes que um anúncio, um banner ou um link é exibido na tela do visitante.
D
Diretório: Foram os primeiros sites de busca. São feitos por pessoas que cadastram
diversos site por agrupados por assunto com uma pequena descrição.
Diretório Web: Ver diretório.
Domínio: Parte raiz de uma URL. É a parte a direita da @ em um e-mail ou o que vem
depois do www em um site.
DMOZ: OPD – The Open Directory Project. Principal diretório web. Serve de base
para o Google e outros sites de busca.
E
E-Commerce: É todo os sistema que se cria a serviço de uma pessoa física ou jurídica com
vistas a vender produtos e serviços na Internet. Abrange não apenas um estante ou loja virtual, senão também, todas a estratégia de marketing virtual e campanhas criadas com esse fim, promoções e aproveitamento de datas comemorativas, disparos de emails, uso de links patrocinados e outro tipos de links, aplicativos, programas de atendimento e fidelização dos clientes, entre outras ferramentas empregadas com esse objetivo.
E-Mail Marketing: É um e-mail com objetivo comercial, de vender ou divulgar alguma promoção, produto ou serviço, ou mesmo levar uma informação ao cliente; Leia mais em O que é E-mail Marketing?
F
Facebook: Rede social, muito utilizada no Brasil e com crescente número de usuários.
Fan-Page: É uma espécie de um perfil, criado no Facebook, porém voltado para área comercial. Ele é utilizado para divulgar empresas, profissionais liberais ou mesmo Blogs no Facebook. Exemplos de fan-pages: Adidas, Guaraná Antarctica, Atol Bar, etc.
Fazenda de links: Conjunto de páginas criadas com o intuito de aumentar o Page-rank
do participantes através de links normalmente não relacionados. É uma técnica de Black
Hat SEO.
Feed: É um arquivo gerado pelos blogs e sites, com suas últimas atualizações. Você pode tornar-se um leitor de um blog ou site através do seu feed, sempre recebendo as últimas informações.
Fluxograma de trabalho: É a representação gráfica que apresenta a seqüência de um
trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidaes organizacionais envolvidos no processo.
Full banner:
G
Google Plus: É uma rede social, similar ao Facebook, criada pelo Google, porém ainda não teve grande adesão no Brasil.
H
Hit: Pedido individual ao servidor web. Cada elemento da página conta um hit ao ser
acessado. Página, imagens, folhas de estilo.
HTML: é a abreviação de Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação de Texto. É uma linguagem, muito difundida e simples, para a criação de sites.
HTML5: é a evolução do HTML. Uma nova versão que foi criada para facilitar a vida dos Web Designers.
Hot Site: Um pequeno site voltado a promover especificamente um produto ou serviço de uma empresa. Também é reconhecido por que a principal Diferença de hum hotsite parágrafo site um (UO local Simplesmente) e O Primeiro Que tem Prazo parágrafo Acabar. Ou seja, um hotsite e utilizado parágrafo UMA Campanha Específica, num Prazo determinado. Pode ser feito utilizando um blog.
I
Índice de conversão: Define se a empresa esta tendo desempenho ou não em relação à venda de produtos/serviços para seu consumidor final
In time: Significa “com tempo suficiente”, “um pouco antes do horário marcado”.
In site: Significa que está dentro do site, no site.
IP: É a abreviação de Internet Protocol. É um protocolo utilizado para trafegar os dados da Internet. O termo IP também é muito utilizado para referenciar o endereço IP, que é um número único que cada conexão de Internet possui. Exemplo: 200.152.147.56.
J
K
Keywords: Sinônimo de Palavra-chave.
Keywords Stuffing: É uma técnica de Black-Hat que visa melhorar o posicionamento de um site, por meio da repetição desenfreada de uma palavra-chave dentro de uma página.
L
Landing Page: É o mesmo que Página de Pouso. É a página de chegada ao site por um visitante em uma campanha de links patrocinados. Ele é preparada para atingir o objetivo da campanha como a compra
de um produto.
Like Button: Mesmo que Botão Curtir.
Link Building: É uma técnica de SEO, que tem como objetivo a criação de links para o site que esta sendo otimizado. Na tradução literal para o português, significa Construção de Links.
Link Patrocinado: É um anúncio feito em meios de comunicação digital pago por CPC, CPM ou CPA. São uma forma de publicidade através de resultados de uma busca. Costuma ter relevância com a palavra-chave utilizada na procura. Pode ser na forma de texto ou pode utilizar também imagem.
Link Quebrado: É um link ou botão no site que, quando clicado, gera um erro ou a página de destino não é encontrada.
Loja Virtual: É um site com o objetivo de vender produtos ou serviços. Exemplo: Livraria Cultura, Tickets4Fun, etc.Veja também E-commerce.
M
Marketing: É o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. O Marketing cria valor e satisfação no cliente, e assim gera relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Marketing Digital: São ações de marketing utilizando os meios digitais.
Mecanismo de Busca: São sites utilizados para localizar informações, produtos, serviços e quase tudo o que está publicado na Internet. Exemplo: Google, Yahoo, Bing, etc. Pode também ser definido como o conjunto de estratégias para sites de busca. Envolve Otimização
de sites e links patrocinados.
Mapa de marketing: Pesquisa detalhada sobre quais ações de marketing (e-mail marketing, mídias sociais, marketing mobile, etc.) são mais utilizadas pelo mercado para captação de novos clientes.
Meta Tags: São informações que ficam dentro do código HTML e que não são visíveis ao visitante do site. São muito importantes para os mecanismos de busca (Google). Atualmente as metas tag mais importantes são: Title (título exibido na página de resultados do Google) e Description (descrição exibida na página de resultados do Google).
Migalha de Pão: É o caminho que fica, geralmente, na parte superior da página do site, informando onde o usuário está e qual o caminho que ele percorreu para chegar até aquela página. Exemplo: Home > Blog > Marketing Digital > Glossário do Marketing Digital.
Mídia Social: São formas de relacionamento em grupo ou rede que se estabelecem via Internet quase sempre utilizando plataformas e serviços gratuitos para os seus usuários. A diferença das redes sociais, as mídias sociais tem a finalidade explicita de expandir uma mensagem, servindo de canal de trnasmissão. Se bem a s redes sociais também cumprem e essa finalidade seu fim principal não é esse. Exemplo de mídias sociais são o You Tube, MSN, Skype, etc.
N
Nofollow: É um atributo do HTML vinculado a um link. É o Nofollow que sinaliza para o Google que aquele link não passa nenhuma autoridade ao outro site. O Nofollow é muito utilizado em links de comentários.
O
Off line: Palavra utilizada na internet que significa desligado, desconectado, situação onde o computador não está conectado a outro computador ou ao provedor de acesso a Internet
Off site: O que você pode fazer fora do seu site.
Off time: Fora do tempo
On line: Palavra utilizada na internet que significa conectado direto da internet. Também significa que está sendo feito na hora, na Internet.
Orkut: rede social muito utilizada no Brasil, porém seu número de usuários está em queda.
Otimização de sites: mesmo que SEO. Técnicas utilizadas com o intuito de tornar um site mais racional e que seja legível para as ferramentas de busca.
P
Palavra-chave: A palavra-chave é um termo muito utilizado nas campanhas de links patrocinados e otimização de sites (SEO). Uma palavra-chave não precisa necessariamente ter apenas uma palavra em seu conteúdo, podendo ser um termo do tipo “celular novo”, “celular barato”, “celular nokia”, etc. Resumindo é o texto utilizado em uma busca para retornar uma página de resultados e pode ser uma frase ou uma palavra. Sinônimo de Key-word.
Página de Pouso: É uma página criada dentro do site visando trabalhar uma palavra-chave; geralmente, em campanhas de links patrocinados ou em trabalhos de otimização de sites.
Pesquisa Orgânica: O nome Pesquisa Natural também pode ser utilizado. É a parte do resultado de busca dos mecanismos de busca que é feita de acordo com os critérios do mecanismo, e não mediante pagamento.
Página de resultados: É a página que aparece em um site de busca após a procura por
uma palavra-chave. Consiste em uma lista de links com descrição podendo ter links
patrocinados.
Pesquisa Paga: É o nome dado à parte do resultado de busca dos mecanismos de busca que é exibida conforme a compra de palavras-chaves por anunciantes.
Plug-In: É um pequeno programa ou trecho de código que adiciona alguma funcionalidade especifica a um site ou programa. Exemplo: Plug-in Social do Facebook, que adiciona o Botão Curtir a um site.
Portal: Site de grande expressão com muito conteúdo disponibilizado aos usuários de Internet. Exemplo: UOL, Terra, iG, etc.
Post: Mesmo que artigo em Blogs; pequenas mensagens que as pessoas escrevem nas redes sociais.
PHP: É um acrônimo recursivo para HyperText Preprocessor. É uma linguagem de programação, muito utilizada para criação de sistemas, sites e blogs na Internet.
Programa de Afiliados: É um contrato firmado entre um e-commerce e diversos sites parceiros que colocam links para o e-commerce, visando aumentar a venda dos produtos ou serviços. Caso haja alguma venda vinda do site do afiliado, ele receberá uma comissão.
Q
Query: Pedido feito a uma ferramenta de busca. É composto pela palavra-chave.
R
Rede Social: São formas de relacionamento em grupo ou rede que se estabelecem via Internet quase sempre utilizando plataformas e serviços gratuitos para os seus usuários. Exemplo de redes sociais são o Facebook, Orkut, Linkeding, etc.
Redirecionamento 301: Quando o endereço do site é alterado, é necessário fazer um redirecionamento 301 para alertar aos sites, e ao Google, que o endereço foi alterado. Isso é importante no processo de SEO, para não perder a atual autoridade do site quando ele é movido.
Retweet: É o ato de retransmitir um tweet, compartilhar uma informação que foi enviada por alguém no Twitter.
Robots.txt: É o arquivo que informa aos sites de busca o que não deve ser indexado.
ROI: É a abreviação de Return on Investment ou Retorno do Investimento, em português. È um valor calculado de acordo com a expectativa de retorno do investimento feito. Por exemplo: se uma empresa vai investir R$ 2.000,00 em propaganda, ela pode esperar um ROI de 50%, que daria um lucro de R$ 1.000,00 para ela. Este termo não é apenas utilizado em Marketing Digital, ele é muito utilizado no mundo dos negócios em geral.
RSS: RSS ou Real Simple Syndication é uma tecnologia desenvolvida par permitir uma inscrição de usuários um determinado um conteúdo (blog, site, etc). tais usuários são avisados automaticamente caso haja uma atualização. Podem receber como mensagens via e-mail-ou através de Leitores de RSS, Como o Google Reader.
S
Search engine: Ver sites de busca.
SEM: Search engine marketing. Ver marketing de busca.
SERP: Search Engine Results Page. São as páginas de resultado de uma determinada
palavra-chave.
SEM: É a abreviação de Search Engine Marketing ou Marketing para Mecanismos de Busca. O SEM é uma tática utilizada para fazer marketing através dos mecanismos de busca. Pessoas procurando produtos ou serviços e encontrando a empresa anunciante.
SEO: É a abreviação de Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca. São as estratégias para melhorar, de forma racional, a visibilidade de um site na
busca natural dos sites de busca.
Sites de busca: São endereços com o intuito de facilitar a localização de páginas na
internet. Ex.: Google, Yahoo e MSN Busca.Spider: é um programa que simula o robô do mecanismo de busca. Este robô acessa as páginas da Internet para obter as informações necessárias para, quando um visitante fizer uma busca, o mecanismo poder mostrar estas páginas.
SMS(Short Message Service): É uma mensagem de "mão única" enviada via celular (ágora Disponível via Internet - mas uti um Telefonia). Ha um limite máximo de 160 caracteres por Mensagem.
Spamdexing: ver Black Hat SEO.
Stop Words: São palavras que os sites de busca não consideram nas querys de busca
natural. Exemplos são artigos (a, o, as, os, um…) e preposições.
Submissão: Do inglês submission.
T
Taxa de Conversão: A taxa de conversão é a taxa de conclusão de uma meta. Para calcular a taxa de conversão é utilizada a seguinte formula:
Taxa de Conversão = (quantidade de pessoas que concluíram a meta) * 100
(quantidade de pessoas que estiverem no site, fanpage, etc.)
Por exemplo: em um site de e-commerce, se 500 pessoas visualizaram o site e apenas 10 compraram a taxa de conversão do site é de 2%. A conversão não se resume apenas em compra, pode ser o preenchimento de um cadastro, a assinatura de um feed ou mesmo a visualização de uma página.
Taxa de Rejeição: É o percentual de pessoas que acessaram um site e entraram em uma única página. Ter uma taxa de rejeição alta no site pode significar que: as pessoas encontram todas as informações que precisam em apenas uma página; ou a pessoa não gostou do conteúdo ou do site e, simplesmente, saiu.
Teste A/B: É o teste que utiliza duas ou mais variações de algum item em um site ou outro meio digital. Exemplo: Teste A/B para o botão comprar de uma loja virtual. Teste A: botão vermelho. Teste B: botão verde.
Texto Âncora: É o texto que aparece para o usuário em um link. Este texto é muito importante no processo de Otimização de Sites para dizer ao Google sobre o que a página que esta sendo referenciada contém. É o texto clicável de um link. Ele tem valor para o Google como
significado para o link.
Trafego: Quantidade de informações trocadas entre o servidor e os computadores que acessam seu site. Informações enviadas pelo visitante ao servidor (solicitações de páginas, e-mails, arquivos, textos, etc) e pelo servidor ao visitante (páginas, textos, imagens, sons, arquivos, e-mails, etc) irão somar à contagem do tráfego o valor referente ao tamanho de tais informações.
Tweet: Envie de uma mensagem no microblog Twitter com até 140 caracteres.
Twitter: Um microblog, onde as pessoas podem escrevem mensagens de apenas 140 caracteres.
U
URL: É a abreviação de Uniform Resource Locator ou Localizador Padrão de Recursos em português. A URL é o caminho utilizado para chegar a um site ou a uma página. Por exemplo, o endereçohttp://www1.folha.uol.com.br/mercado/1006921-confira-o-calendario-de-pagamento-do-ipva-2012.shtml é uma URL.
Usabilidade: É um termo utilizado para verificar se um site ou uma página de Internet é facilmente navegado pelo usuário. A usabilidade envolve diversos fatores como: cor da tela, posicionamento dos botões, facilidade na localização dos recursos, etc.
V
Vimeo: É uma mídia social de compartilhamento de vídeos.
W
Web Designer: Profissional responsável pela criação de sites para web.
X
Y
YouTube: É uma mídia social de compartilhamento de vídeos.
Z
Good day! I just want to give a huge thumbs up for the great data you’ve right here
ResponderExcluiron this post. I will probably be coming again to your weblog for more soon.
Feel free to surf to my web page :: seminole county clerk of court traffic tickets
Whats up! I just would like to give an enormous thumbs up for the great
ResponderExcluirinformation you could have right here on this post.
I can be coming back to your weblog for extra soon.
Stop by my webpage queen seon deok ost mp3 download
Hello! I just would like to give an enormous thumbs up for the nice
ResponderExcluirinformation you will have here on this post. I will likely be coming back to your weblog
for more soon.
Check out my page - sempron 2800 超頻??