O rei do Marketing Pessoal e do Branding é brasileiro.
Imagine uma pessoa bem-sucedida. A melhor na sua profissão, durante um longo período de tempo.
Imaginou?
Essa pessoa dependendo da profissão, essa pessoa ganhou muito
dinheiro, teve muito sucesso e fama. Ocorre que essa pessoa se aposentou há 36 anos.
Vocês tem a certeza que os ganhos dela, tirando o que
conseguiu juntar, reduziu drasticamente, etc e tal, correto?
Errado.
Essa pessoa fatura muito ainda, muito mesmo. Mais de 30
milhões de reais por ano, sem exercer a sua profissão principal, acredita?
Esse personagem é diferenciado mesmo e seu nome se confunde
com o nome do esporte que praticou, ou até virou sinônimo…
Estou escrevendo sobre o Pelé.
O maior mito que o esporte já fez.Em qualquer lugar do
planeta, ele é venerado (mais que aqui talvez).
Esse produto – Pelé, continua fortíssimo. Vende muito, vale
muito anúncio, merchandising, contratos milionários, apresentação de eventos e
por ai vai.
Ele é a maior marca pessoal do Brasil.
A revista Isto É, na sua página da web, fez uma matéria
fantástica, e levantou o seguinte dado:
“O mercado publicitário e os especialistas nesse tipo de
avaliação dizem que quem quiser explorar a marca Pelé por 20 anos terá de
desembolsar nada menos que R$ 600 milhões. Detalhe: isso depois de 30 anos de
aposentadoria do craque. “
O Cara vale muito. Ele fez Branding, quando ninguém sabia o
que era esse nome e o que significaria. Teve um dos maiores Marketing Pessoais
que algum atleta já teve, e isso em uma época que era muito pequena a cobertura
da mídia, de jogos ao-vivo, cobertura de revistas e etc.
Pois o tempo passou, muitos escândalos envolveram o Edson
Arantes do Nascimento, mas a marca Pelé nunca foi arranhada. Ele mesmo gosta de
destacar quando dá opinião, que é o Edson que está falando (pois fala muito
besteira). Ele conseguiu criar um porto seguro para sua imagem profissional.
Portanto, quando nós profissionais de Marketing, tivermos que
estudar algum case de Branding, Marketing Pessoal, Gestão de Marca e etc, não
deixem de olhar para seu país. Nós temos um dos mais enigmáticos case de
Branding Pessoal do Mundo e da história.
Nada se compara ao Pelé – atleta do século, e a blindagem que
tem seu apelido e sua carreira.
O cara vendeu de tudo, de tapete a remédio de disfunção
erétil, cantou em comercial, fez filme, foi ministro e continua firme e forte.
Não sai de casa para um anúncio, por menos de 2 milhões de reais.
Nessa reportagem o publicitário Washington Olivetto diz:
“Ele está num patamar em que nenhum outro esportista está.
Talvez Mohamed Ali. São marcas acima do bem e do mal e o que explica é o fato
de ele ter construído mais coisas boas do que ruins na carreira”, diz o
publicitário, que também já escalou o jogador para ilustrar as campanhas da lã
de aço Bombril.
Pelé é único e deve ser objeto de estudo nosso, valorize o
que temos #BRANDING
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário....