segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

2012: É TEMPO DE PLANEJAR


Economistas chamam atenção para se colocar em prática as resoluções para o começo do ano.

Que tal começar 2012 com a vida organizada? “Planejar é o primeiro passo para colocar em prática resoluções feitas na virada do ano”, afirma o economista e professor da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Nivaldo Camilo.
“Mas todo e qualquer planejamento exige tempo. Para planejar é preciso tempo, ou seja, não é possível planejar para o próximo mês o que deveria ter sido feito há um ano”, explica o professor destacando que é importante que o momento atual seja para planejar os vários meses que temos pela frente.
Dentro do planejamento estão questões do dia a dia, as despesas fixas como IPTU e IPVA que podem sair com descontos consideráveis se pagos com antecedência. Com lápis, caderno e calculadora na mão, será difícil não aproveitar os descontos e manter a organização. “São descontos válidos se os pagamentos forem feitos da própria renda. Se for para tirar de uma terceira renda não vale a pena. Economicamente não compensa utilizar o cheque especial para fazer este tipo de pagamento. Em qualquer circunstâncias os juros são maiores que os descontos”, avalia.
Mas afinal, como começar o ano colocando as dívidas em dia e como planejar 2012? De acordo com o economista, uma dica simples e importante é anotar os gastos. “Se gastar um pouco mais numa semana, saberá que tem que poupar na semana seguinte. É preciso se adaptar e tentar poupar pelo menos um décimo da renda mensal. Em qualquer momento, qualquer um que gaste menos do que ganha está garantindo um futuro econômico promissor”, diz o professor Nivaldo Camilo.
O professor chama atenção para o atual momento do cenário econômico internacional. “É momento de não gastar, de preservar o que se tem e principalmente de evitar tomar dinheiro emprestado”. Segundo ele, embora hoje a nossa economia doméstica seja de prosperidade o cenário internacional ainda é tenso e preocupante. “Como estamos inegavelmente ligados ao mundo, ou seja, não há como se isolar em termos econômicos, é inevitável que o Brasil não sinta um pouco as consequências da crise econômica internacional. Por isso, é mais seguro começar o ano sem correr riscos e poupando o que se tem”, disse o professor de economia da FESP.
Despesas fixas como IPTU e IPVA podem sair com descontos consideráveis se pagos com antecedência. Com lápis, caderno e calculadora na mão, será difícil não aproveitar os descontos e manter a organização. Fique atento também para período de matrículas na rede pública de ensino, entre 4 e 10 de janeiro. Confira o agendão que o Diário Gaúcho preparou com os principais compromissos do início de 2012.

Janeiro
Dia 2: - Último dia para pagar o IPTU, a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de Porto Alegre à vista com desconto de 20%.
- Último dia para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) com descontos entre 11, 58% e 25,78%.
Dia 3: - Último dia para pagar o IPTU de Gravataí à vista com 20% de desconto
Dia 4: - Início do período de matrículas do primeiro ano do ensino fundamental, primeiro ano do ensino médio, ensino da educação profissional e curso normal e reingressos da rede estadual.
Dia 9: - Último dia para pagar o IPTU de Canoas com desconto de 15% sem correção de 6,64%. Além disso, é garantido desconto de 7,5% para bons pagadores sem atraso desde 15 de novembro de 2010.
Dia 10:- Término do período de matrículas do primeiro ano do ensino fundamental, primeiro ano do ensino médio, ensino da educação profissional e curso normal e reingressos da rede estadual.
Dia 24: - Começa a Feira do Material Escolar no Mercado Público da Capital.
Dia 25: - Último dia para pagamento do IPTU de Cachoeirinha com 15% de desconto.
Dia 31: - Último dia para pagar o IPTU de Esteio com 20% de desconto. Quem pagou o tributo em dia nos dois últimos dois anos, pode levar mais 10% de desconto.
- Último dia para pagar o IPTU de Sapucaia do Sul com 20% de desconto.
- Último dia para pagar o IPTU de Esteio com 20% de desconto. Quem pagou o tributo em dia nos dois últimos dois anos, pode levar mais 10% de desconto.
- Último dia para pagar o IPTU de Sapucaia do Sul com 20% de desconto.

Fevereiro
Dia 2:- Feriado de Navegantes.
Dia 9: - Último dia para antecipar o IPTU de Cachoeirinha com 10% de desconto.
Dia 10: - Última data para pagar o IPTU de Gravataí e de Porto Alegre com desconto de 10%.
Dia 15:- Último dia para pagar o IPTU de Alvorada com desconto de 20%.
Dia 29: - Ultimo dia para pagar o IPTU de Sapucaia do Sul com 15% de desconto.

Março
Dia 3: - Encerramento da Feira do Material Escolar no Mercado Público da Capital.
Dia 7: - Último dia para pagar o IPTU de Viamão com desconto de 30%.
Dia 8:- Último dia para pagar o IPTU de Canoas à vista com 15% de desconto.
Dia 9:- Último dia do pagamento do IPTU de Cachoeirinha com 5% de desconto.
Dia 15: - Último dia para pagar o IPTU de Guaíba com desconto de 20%
- Último dia para pagar o IPTU de Alvorada com 10% de desconto.
Dia 31:- Último dia para pagar o IPTU de Sapucaia do Sul com 10% de desconto.

Abril
Dia 8: - Último dia para pagar o IPTU de Viamão com 15% desconto

SAIBA MAIS:
Ônibus
A tarifa do transporte coletivo urbano de Porto Alegre vai aumentar na primeira quinzena de fevereiro. Ainda não há previsão de quanto será o reajuste.
Material escolar
A 22ª edição da Feira do Material Escolar será realizada no térreo do Mercado Público, no Centro, de 24 de janeiro a 3 de março. O horário será a das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, até às 18h.
Os descontos podem chegar a 25%.
Matrículas
Na rede pública, é necessário fazer primeiro a pré-matrícula no sitewww.educacao.rs.gov.br. Após isso, o aluno ou o responsável deve imprimir o formulário, levá-lo à escola para a qual foi designado e fazer a matrícula.
- De 25 até 31 de janeiro serão feitas as matrículas dos retardatários para ingresso no primeiro ano do ensino fundamental e do ensino médio, inscritos na educação profissional integrada ao ensino médio, na educação infantil e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos transferidos ou que obtiveram o reingresso nos ensinos fundamental ou médio também fazem a matrícula neste período.
IPVA
- Motoristas que não tiveram multas nos dois últimos anos poderão pagar, até o dia 2 de janeiro, o IPVA com 15% de desconto sem a correção de 6,5% da UPF.
- Quem ficou um ano sem receber multas tem direito a 10% de desconto, também sem o reajuste fiscal.
- Se preferir pagar parcelado, o contribuinte pode fazê-lo em três vezes (janeiro, fevereiro e março). Cada mês, haverá um desconto: 3%, 2% e 1% respectivamente.
- Os descontos para bons motoristas valem para qualquer forma de pagamento.
- Confira os prazos em www.sefaz.rs.gov.br.
IPTU
- Porto Alegre: quem não conseguir pagar em janeiro e fevereiro, receberá um carnê com o valor total divido em dez parcelas, com vencimento no dia 8 de cada mês, sendo o primeiro pagamento no mês de março.
- Guaíba: o contribuinte que não aproveitou o desconto de 20% da cota única do IPTU de Guaíba, pode dividir o imposto em três parcelas, sem desconto. A primeira deve ser paga no dia 31 de março, a segunda em 30 de junho e a última, em 30 de novembro.
- Alvorada: o IPTU pode ser parcelado em seis vezes. O vencimento da primeira parcela será no dia 30 de abril e as restantes nos meses consecutivos.
- Esteio: a prefeitura estabelece descontos progressivos de até 12% para quem mantém em dia o pagamento do IPTU, em cota única ou parcelada. No primeiro ano, o abatimento é de 8%. Se o contribuinte continuar em dia, no segundo ano a redução é de 10% e, no terceiro ano, chega a 12%. O desconto é cumulativo com a taxa de 20% oferecida para quem quitar em cota única e já vem discriminado no carnê.
- Canoas: o IPTU pode ser pago em oito parcelas, com vencimentos de 10 de abril a 10 de novembro. Haverá desconto de 5% para contribuintes sem débitos no cadastro do imóvel desde 15 de novembro de 2011 e de 7,5% para quem não tem débitos desde 15 de novembro de 2010
- Viamão: pode ser parcelado em seis vezes, com pagamento da primeira parcela no dia 9 de maio, sem desconto. As demais parcelas vencerão nos sextos dias úteis dos meses respectivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário....