quarta-feira, 13 de julho de 2011

EMPREENDEDORES ON LINE: CONTATOS COM CLIENTES NA INTERNET

 EMPREENDEDORES ON LINE: CONTATOS COM CLIENTES NA INTERNET
Palavras dos Diretores
13/07/2011

Autores: Prof. Dr. Felipe Chibás e Dra. Claudia Firmino

Hoje os clientes antes de visitar uma empresa ou um profissional, quase sempre antes deram “um pulinho” na Internet, seja para achar o endereço ou para conhecer o site dessa empresa, seu currículo, espaço, equipamentos e equipe. Na atualidade os clientes podem receber on line informações de sua empresa e procuram através do Google informações sobre um profissional, equipamento ou novas tecnologias de prevenção ou cura de determinadas enfermidades. Existem também os glossários e prontuários eletrônicos que também podem ser acessados. Isso sem contar que nos sites de muitos profissionais já existe a página de perguntas mais freqüentes onde já se esclarece de antemão muitas das dúvidas que poderia trazer o cliente.
Mas alguns clientes vão além e fazem verdadeiras pesquisas sobre diversos assuntos, chegando com uma enorme quantidade de novas dúvidas e questionamentos e às vezes com uma postura de “eu já sei”, tornando-se resistente aos critérios do profissional. Mas segundo as pesquisas, esse tipo de cliente que acha que já sabe as mesmas coisas ou até mais que o profissional é bem menor do que o cliente que depois de se informar fica ainda mais interessado em contrastar sua opinião com as de um especialista.
A Internet é uma oportunidade de ter contato direto com o cliente, via MSN, site ou email, mas também pode ser uma forma de captar novos clientes quando se demonstra com uma explicação clara e simples a necessidade dos produtos ou serviços. Por muita informação que o cliente tenha absorvido, raramente ele saberia mais do que o especialista.
Este é o panorama atual: além de redes sociais abertas ao público geral, como o You Tube, Facebook, Orkut e Twitter, proliferam também as redes sociais criadas especificamente para as empresas
Os empreendedores podem sim fazer parte dessas comunidades abertas, desde que o façam respeitando a ética. Além da atualização constante, manter um perfil em redes sociais também auxilia na humanização da relação com o cliente, já que muitos deles preferem este contato mais interativo e em tempo real, ao invés do tradicional "ligar na empresa". Sobre tudo com o público mais jovem.

Para ter mais informação sobre este assunto ligue (11)3774-3881/ 3774-8407
ou acesse: http://perfectuempresarial.com.br/contato.php

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