quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lições do Facebook para Empresas



Prof. Dr. Felipe Chibás 


“A nossa missão é dar às pessoas o poder de partilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado.” 

Mark Zuckerberg 


Hoje, Mark Zuckerberg está na capa de diversas revistas, o Facebook (o “filho”criado por ele) é alvo de constantes debates dentro e fora da Internet e existe até um filme - "A rede social" - que conta parte da sua história. Mesmo assim, poucas vezes se faz uma reflexão um pouco mais aprofundada sobre o que realmente podemos aprender com o exemplo de um dos maiores empreendedores deste século. Aqui, tentaremos fazer uma primeira tentativa nessa direção. 

Ele fundou o Facebook em 2004, junto a outros colegas. Entre eles, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, quando eram estudantes da Universidade de Harvard. No ano de 2010, foi nomeado pela revista Time como a Pessoa do Ano. Em março de 2011, a revista Forbes colocou Zuckerberg na 52ª posição da lista das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 13.5 bilhões de dólares. 

Quem diria que um garoto de vinte e poucos anos estaria ditando as regras da administração sem manuais, sem teoria, sem alunos e seguidores formais? Ele chega com sua juvenil equipe para quebrar sólidas crenças numa época em que, há bem pouco tempo, predominavam os gurus da Administração com suas estratégias, técnicas e formas específicas de analisar o mercado, bem como de se obter sucesso empresarial mediante regras e manuais prontos. 

Este garoto programador com sua prática - mais do que com discursos, textos complicados, etc. - nos faz compreender e olhar o mundo de maneira diferente, assim como também começar a olhar a administração por outro ângulo: mais objetivo e ajustado ao momento e contexto atual. 

Ele quebrou paradigmas estabelecidos, como os de que para se ter sucesso se deve ter X idade, investir um Y e adotar uma estratégia e estrutura empresarial Z. Mas, não se engane: Mark não é apenas um programador obcecado com softwares. Ele também estudou Psicologia, e na escola Ardsley High School teve grande destaque em arte e cultura clássicas. Foi transferido para a Phillips Exeter Academy, onde ganhou vários prêmios em ciências coma astronomia, matemática e física. Nos estudos clássicos, Mark aprendeu a ler e escrever em hebraico, latim e grego antigo, e ainda pertenceu a equipe de esgrima. Na faculdade, era conhecido por recitar versos de poemas épicos como a Ilíada. 

Confira as dicas na segunda parte deste artigo.

 Para mais informações contate a Perfectu ou clique aqui



Entre em contato nos telefone 55(11) 3774-3881/ 3774-8407 e GANHE DESCONTOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário....