Buscar conhecimentos e experiências em lugares
diferentes e inusitados é uma estratégia importante
No artigo desta
semana, vamos abordar um tema que, não raras vezes, é assunto de debate em
escolas, universidades e empresas: a criatividade. A pergunta escolhida desta
vez foi enviada pelo internauta Bruno Moraes, que diz entender a criatividade e
a capacidade de inovar habilidades que podem ser desenvolvidas, em vez de atributos
natos, como se costumava acredita no passado. E aí ele quer saber: quais as
melhores escolas de criatividade e inovação.
Então, Bruno. Há
não muito tempo, havia uma bela discussão sobre se a criatividade podia ser
aprendida ou se fazia parte daquelas coisas com as quais nascemos e não temos
muita opção. Hoje, apesar de haver questões sobre fatores genéticos e
ambientais que limitam ou potencializam determinada característica, já há
algumas iniciativas de sucesso que mostram que é possível sim ensinar e
incentivar a criatividade (e, em consequência, tornar pessoas e empresas mais
inovadoras).
E isso levou a
outra questão... Não há, exatamente, uma ou outra escola que te ensine a ser
mais criativo ou inovador. Isso porque, se hoje os pesquisadores concordam que
é possível incentivar a criatividade, não conseguem concordar se ela é um fator
geral, aplicável a diversas áreas, ou é algo que depende do contexto.
Em outras
palavras, dizer que você é criativo em algo não é o mesmo que dizer que você é
criativo em tudo o que faz. Não é porque alguém é considerado criativo em sua
profissão, que será criativo em qualquer outra coisa. Do mesmo modo, pessoas em
profissões e funções decididamente não criativas podem muito bem chegar de seu
trabalho e tocar um instrumento musical ou praticar algum esporte de forma
criativa.
Na verdade,
intuitivamente essa idéia faz sentido. Não esperamos que um profissional
criativo na área de marketing seja de muita ajuda para resolver os problemas
jurídicos da empresa de forma criativa.
A primeira parte
de sua resposta, então, seria: escolha a área em que você quer se tornar
criativo e mergulhe nela com todas as suas forças. Voltando ao nosso exemplo,
dificilmente alguém que leu o mesmo livro-texto que todos os outros
profissionais de marketing se torna criativo nessa área. É preciso ler outros
15 livros. É preciso conhecer pessoas que atuam nessa área. Atualizar-se
constantemente. Fazer conexões, ver e entender diferentes modos de lidar com as
mesmas questões.
As pessoas
criativas em uma área tendem a ser também aquelas mais produtivas. Criatividade
é algo que dá trabalho. Isso quer dizer que, se você realmente quer se tornar
criativo em algo, não há uma escola que vai fazer isso por você. Provavelmente,
será preciso frequentar várias escolas diferentes, passar por diversas
experiências, realizar diferentes projetos, até você começar a enxergar a área
que escolheu de modo diferente.
Indo para o
outro lado da discussão, há uma linha de pesquisa que busca os fatores gerais
da criatividade. Por essa linha, a criatividade seria algo parecido com nossa
inteligência analítica. Uma ferramenta que pode ser usado em diversas ocasiões
diferentes, uma vez que aprendamos a usá-la e desenvolvê-la. Nesse caso, a
melhor forma de desenvolver a criatividade seria desenvolver interesses
diversificados. Ou seja, arranje um hobby, aprenda a tocar um instrumento
musical, faça um novo esporte ou atividade. Frequente aulas e leia sobre
assuntos fora de sua área de atuação. Muitas pesquisas que tratam a criatividade
como uma habilidade geral chegam à conclusão de que realizar diferentes tipos
de atividade faz com que seu cérebro comece a fazer conexões diferentes. Quanto
mais variação você busca no mundo, mais matéria-prima vai ter na hora de ligar
suas idéias.
Resumindo,
Bruno, com o que sabemos hoje sobre criatividade, você tem duas lições de casa.
A primeira é encontrar aquilo em que realmente quer ser criativo e se dedicar
de verdade. A segunda é buscar conhecimentos e experiências em lugares
diferentes e inusitados.
"Esse e outros casos serão analisados no curso Marketing Online e Mídias Sociais, na próxima sexta-feira 01/06/2012 á partir das O8 hs - Será um treinamento presencial, que será ministrado no Hotel Matiz Manhattan em São Paulo, pela Perfectu".
Entre em contato nos telefone 55(11) 3774-3881/ 3774-8407 e GANHE DESCONTOS!!
"Esse e outros casos serão analisados no curso Marketing Online e Mídias Sociais, na próxima sexta-feira 01/06/2012 á partir das O8 hs - Será um treinamento presencial, que será ministrado no Hotel Matiz Manhattan em São Paulo, pela Perfectu".
Entre em contato nos telefone 55(11) 3774-3881/ 3774-8407 e GANHE DESCONTOS!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário....