terça-feira, 11 de outubro de 2011

STEVE JOBS: LIÇÕES PARA AS EMPRESAS E OUTROS NEGÓCIOS


Autores: Prof. Dr. Felipe Chibáse  Dra. Claudia Firmino, consultores ediretores da Perfectu
Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço paraevitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Nãohá razão para não seguir seu coração."  Steve Jobs
Não dá para falar da época atual e todas as mudanças que estão acontecendo sem sereferir a dois nomes: Steve Jobs e Bill Gates. Nenhum dos dois se formaram, grandesfazedores, inventores e empreendedores, não ficaram apenas falando ouelaborando grandes teorias, simplesmente fizeram. Partiram para a briga efizeram. Fundadores de grandes impérios da computação, considerados como osinventores dos computadores modernos e com uma “amizade” polemica entre si,fizeram acontecer trabalhando primeiro em seus modestos escritórios e criando depoistoda uma enorme infra-estrutura, provocando dessa forma toda uma onda demudanças nas nossas vidas que hoje todos aceitamos como normais e até imprescindíveis.
Mediga quem não usou um computador com o Windows ou não botou a mão numMacintosh? Quem não digitou um texto qualquer no Word ou não manipulou ou pelomenos viu e leio nos jornais sobre o iPhone,  o celular do presente e do futuro? Muitas das outrasnovas tecnologias que hoje desfrutamos e outras que viram cada vez com maiorforça como a integração das mídias (Internet, TV, rádio, celular, etc.) seassintam em invenções feitas por esses empreendedores.
Mas falemos mais especificamente do recentemente desaparecido Steve Jobs, um dosfundadores da Apple, criador de diversos softwares e aplicativos doscomputadores Macintosh, do iPhone, o iPod e o iPad, entre outros maravilhosos“brinquedos”que muitos utilizam cotidianamente. Antes do que mais nada devemoster um olhar objetivo, sabendo que foi um ser humano com defeitos e virtudes. Steve Jobs fundou a Apple em 1 de abril de1976, junto com Steve Wozniak e Ronald Wayne.
Poderíamosanalisar alguns dos ensinamentos que sua trajetória e invenções deixam paraaquelas pessoas e negócios que desejam crescer na época e contexto atuais, ondetudo muda tão rapidamente. Algumas dessaslições que nos deixo são:
1.  Liderançavisionária: Tentar enxergar o futuro estrategicamente, ver o que pode elenos deparar em termos de oportunidades que possam ser aproveitadas para osnegócios. Pensar em produtos e serviços que ainda não existem mas que poderiam satisfazerdemandas latentes. O iPad, surgiu de uma pergunta feita por Steve Jobs numareunião: “por que não existe uma categoria intermediaria de aparelho entre laptop e smartphone?”, segundo relata Carmine Gallo no livro “ A inovação- a arte de Steve Jobs”.
2. Foco em inovação: Ter como estratégia permanentea criação de novos produtos, serviços e formas de serem oferecidos. O iPad é omelhor exemplo disso.
3. Foco no público alvo: Com um público alvodiferente da Microsoft, mais exigente e sofisticado, com produtos contendorecursos mais interessantes para designers, artistas, etc., a Apple sempreinvestiu pesquisando as necessidades do seu público para lançar produtos àaltura, tentando estar sempre um passo a frente, surpreender. Os usuários dosprodutos Apple quase sempre viram advogados defensores da marca.
4. Estratégia de diferenciação: Mesmo quandose trate de produtos que já existiam no mercado, como por exemplo, o celular,os da Apple sempre tem um algo a mais, seja pelo seu design, colorido, ossoftwares e aplicativos que rodam nos equipamentos ou pela forma de elespoderem ser acessados.
5. Fundar uma marca forte: Hoje a Apple, a famosa maça mordida é considerada hoje uma das marcas mais commelhor branding, ou seja não apenasos produtos, senão também a marca Apple é muito bem vista pelo mercado. A Apple é a marcaglobal mais valiosa do planeta segundo o Financial Times, com um valor de US$153 bilhões. Fortalecer o papel institucional da marca e nãoapenas fazer propaganda e publicidade de seus produtos, é outra das lições quenos deixou Steve Jobs. 
6. Investimento em marketing diferenciado: Umbom exemplo disso foi quando fizeram o famoso comercial de televisão, em uma pequena estaçãodesconhecida durante 1984. O custo do comercial foi de 1,5 milhões e só passouuma vez. No mês seguinte, a Apple passou o mesmo anúncio para milhões detelespectadores dessa vez dirigido pelo famoso diretor de cinema Ridley Scott.Esse anúncio é considerado um marco da TV, publicidade e Marketing nos EstadosUnidos.
7. TeamSpirit Work diferente: Não tinha idéias muito ortodoxas sobre otrabalho em equipe. Demitia quando precisava demitir, seguindo rígidas regraspróprias, mas sempre tentou contratar bons executivos, experientes e portadoresde novas idéias e não apenas bons técnicos ou programadores.
8. Investir em ações de relações públicas depoisde entendida a situação: Sempre que era necessário não hesitava ele mesmoir a público, para defender a marca ou seus produtos ou dar uma explicação paramídia sobre a empresa ou alguma situação problemática. Ele próprio era o melhorporta-voz e relações públicas da empresa. Mas antes de fazer nada, estudar bema situação problema. Por isso, às vezes foi criticada a Apple por não ofereceruma resposta imediata.
9.Responsabilidade social inserida nos próprios produtos: Pode se criticarque a Apple e a Steve Jobs por não fazer doações para entidades de caridade,mas também podemos enxergar de outro modo: Não fazer da responsabilidade socialalgo distante, alheio, senão algo inserido nos próprios produtos e serviços oferecidos.Assim produtos como o iPhone 3GS, o iPod touch e o iPad já possuem recursos parapessoas com deficiências visuais que não oferecem outras empresas do setor. Umdos aplicativos criados pela Apple pode mudar a tonalidade da tela, útil paraos que tem baixo grau de deficiência visual. Em outros, uma voz soletra o queestá sendo digitado, funcionando esse aplicativo em mais de 20 idiomas. Estesavanços fizeram que a Apple ganhasse os elogios do cantor Steve Wonder.  
10.Assumir riscos: Tomar decisões, assumir riscos, mas risco calculado, comopor exemplo quando foram vendidas  a Microsofto 40% das ações,com vistas a ganhar tempo e reerguer a empresa, após Steve Jobs voltar atrabalhar na Apple em 1996.  Uma vezconseguido seu objetivo a Apple voltou a comprar suas ações da Microsoft.
11.Persistência: Em 1985, foi afastado pelo conselhode diretores da empresa. No ano seguinte, criou outra empresa do ramo detecnologia, a NeXT. Em 1996, voltou à Apple após 11 anos de afastamento parasalvar a empresa do buraco. Não se deixou amedrontar pelas dificuldades, fundouum novo empreendimento e não abandonou seu sonho, voltando quando foi possívelpara retomar as rendas do negócio e fazê-lo florescer.
12. Lutar até o fim: Em agosto de 2004, Steve Jobs se submeteua uma cirurgia para retirada de tumor maligno no pâncreas. Teve que se afastarduas vezes do cargo por licenças médicas, em 2009 e janeiro de 2011. Mesmovisivelmente debilitado, magro e com passos lentos é possível assistir aosúltimos vídeos de palestras de Steve Jobs, andando pela platéia, falando,deixando sua mensagem, mesmo sabendo que estava perto da morte.
13. Lutar depois do fim: Steve Jobs nosmostrou sua preocupação com deixar um legado na forma de ensinamentos quedeixou nas suas últimas palestras e intervenções para as jovens gerações, assimcomo nos projetos que deixou em andamento. Tinha plena consciência de queestava chegando sua hora final na Terra produto da doença, mesmo assim nãodeixou de trabalhar e falar em público. Mas Steve Jobs nos ensinou que a vidanão acaba com a morte e que a ida do corpo físico é apenas um ritual depassagem. Ele vive e vivira sempre nos ensinamentos e avanços científicos quedeixou para as novas gerações. Não é por acaso que umapesquisa realizada pela organização JuniorAchievement mostrou que Steve Jobs é o empresário mais admirado por jovensamericanos.
Nota:Para  texto didático na integra contatar nossasatendentes Perfectu .
FELIPE CHIBÁS ORTIZ é consultor, psicólogo pelaUniversidade de Havana, Cuba, mestre e doutor pela USP em temas de ComunicaçãoOrganizacional, Relações Públicas e Marketing, especialista em Marketing Diretopela Universidade Alcalá de Henares, Espanha. Palestrante  em diversos congressos nacionais einternacionais. É autor de onze livros publicados em Cuba, Brasil, Espanha,Canadá e México e sócio-diretor da Perfectu Gerenciamento Empresarial,empresa de consultoria que integra o grupo multinacional espanhol deConsultoria e Formação Empresarial Global Estrategias, presente em 15países de quatro continentes. Preside o comitê organizador do I Fórum deDentistas e Profissionais da Saúde Empreendedores.
CLAUDIA FIRMINO DEFREITAS é cirurgiã dentista pela Universidade Metodista, gestora e consultoraodontológica com ampla experiência no mercado. Formada nos cursos deOrtodontia, Reabilitação oral, Estética odontológica, Periodontia. Tem atuadotambém como Professora Assistente de cursos na USP e na Universidade Metodista.Integra o projeto Envelhecer sorrindo pela Universidade São Paulo, programadirecionado ao atendimento na área de Odontogeriatria. É também especialista emDireção de Departamentos de Atendimento e Fidelização do cliente pelaUniversidade Politécnica de Madrid, de Espanha, e sócia-diretora daPerfectuGerenciamento Empresarial. Preside o comitê organizador do I Fórum deDentistas e Profissionais da Saúde Empreendedores.

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