quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Coca-Coca: O maior fracasso do marketing


O maior fracasso do marketing moderno

Um dos maiores fracassos da história do marketing completou 25 anos. Foi no dia 23 de abril de 1985 que a Coca-Cola aposentou sua fórmula centenária e lançou a New Coke, com um sabor teoricamente mais próximo do gosto de seus consumidores.

A decisão parecia correta. A participação de mercado da Coca-Cola vinha caindo há 15 anos seguidos e sua rival, a Pepsi vinha, ao contrario, ganhando terreno. Uma pesquisa de sabor, feita com mais de 200 mil pessoas, mostrou que 55% delas preferia a nova Coca à original. Por tudo isso, nada mais natural que sacudir a poeira e arriscar tudo numa mudança para adequar o refrigerante ao gosto dos seus consumidores.


Mas o resultado foi um desastre. Para você ter uma idéia, a empresa passou a receber uma media de 1.500 telefonemas diários com reclamações de clientes. As latas da velha Coca-Cola passaram a valer uma fortuna no mercado negro. Resultado? No dia 11 de julho daquele ano, menos de 3 meses depois do lançamento da New Coke, a Coca original voltou ao mercado com o nome de Coca-Cola Classic.

Hoje a New Coke nao existe mais, a velha Coca ainda está por aí, firme e forte, embora com versões Light e Zero, para atender aos clientes preocupados com a forma. E essa história continua viva para mostrar que acreditar demais nas pesquisas e de menos no seu próprio produto pode causar problemas gigantescos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Responsabilidade Social - Premiação Concurso, Doe Esperança ás Crianças

ENTREVISTA AOS DIRETORES DA PERFECTU SOBRE PROJETO DOADORES DA ESPERANÇA PARA A REVISTA ODONTO MAGAZINE

Respondem pela Perfectu: Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz e Dra. Claudia Firmino de Freitas


Odontomagazine – Por que surgiu o concursoDoadores da esperança?
PerfectuEste prêmio faz parte do conjunto de atividades que promove o Programa Doadores da Esperança com motivo de seu terceiro aniversário. Surgiu nesse ano, como fruto natural de todo um trabalho anterior de responsabilidade social e ambiental desenvolvido pela Perfectu.Nesse período fizemos mais de 37 campanhas de responsabilidade social e ambiental, disparamos mais de 7 milhões de emails. Entre as causas com as quais contribuímos destacam as da luta contra o AIDS, doação de sangue, inclusão social de pessoas com necessidades especiais, apoio ao dia da consciência negra e luta contra o preconceito, luta contra o câncer de mama, cooperação com os prejudicados pelos desastres da chuva no Rio de Janeiro e o desastre da usina nuclear no Japão nesse ano, entre outras.
Muitos dos profissionais, empresas e clínicas odontológicas desejam contribuir com a sociedade ou com o ambiente, mas não sabem como. Por isso a Perfectu nos seus treinamentos ensina como montar projetos desse tipo. Nos cursos da Perfectu que abordam esses assuntos se oferecem dicas práticas sobre como montar estratégias e campanhas de Responsabilidade Social, se mostram cases de sucesso, redes de Internet especificas, assim como links, diretórios relacionados com este tema. Ensina-se aos participantes como planejar, organizar e montar ações desse tipo, e que não sejam classificadas como atividades de caridade e sim de responsabilidade com a sociedade e o próximo. Um dos assuntos mais debatidos.
Agora também como parte desse esforço da Perfectu para contribuir com a sociedade e multiplicar os projetos desse tipo no setor odontológico e da saúde, assim como em outros, a Perfectu instituiu este concurso com diversos prêmios. Os que podem concorrer ao mesmo são os autores de projetos e ações de responsabilidade social, priorizando-se os da área odontológica. Estes autores podem ser pessoa física ou jurídica. Mas os principais beneficiários do mesmo serão as pessoas que participam destes projetos.

Odontomagazine – Quais são os objetivos do programa Doadores da esperança?
Perfectu: O Programa Doadores da Esperança da Perfectu tem como principais objetivos:

  • Promover e divulgar atividades de caráter educativo, cultural, filantrópico, ecológico e de responsabilidade social, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, que promovam o desenvolvimento social e econômico e combatam a pobreza, bem como atividades de ações de voluntariado com pacientes carentes;
  • Incentivar e capacitar voluntários, fazendo que profissionais, empresas e instituições pratiquem atos solidários;
  • Organizar a participação de pessoas físicas e jurídicas carentes de quaisquer níveis nos treinamentos, palestras e eventos que promovemos de forma semi gratuita ou gratuita;
  • Distribuir bolsas de estudo dos nossos treinamentos ou colaborar com outras instituições dedicadas a esta atividade;
  • Promover concursos e premiar trabalhos, dentro de projetos que venham a colaborar para incentivar aspectos da educação, cultura, responsabilidade social, ecologia, preservação do patrimônio artístico e cultural;
  • Promover atividades campanhas em prol da divulgação de práticas de atividades laborais e estilo de vida saudáveis, assim como de integração social;
Odontomagazine – Quais ações e projetos desenvolve o programa de responsabilidade social da Perfectu?
Perfectu: Para cumprir esses objetivos o programa Doadores da Esperança desenvolve os seguintes projetos:

Projeto Seja Solidário: são eventos de mobilização de ações sociais simultâneas com diversos fins. Nesses dias previamente combinados, profissionais, voluntários, donas de casa, universitários, empresários enfim toda a sociedade une-se para doar diversos produtos, alimentos, horas de trabalho, educação, etc. e sermos solidários com alguém ou grupo social que precise.

Projeto Sangue Solidário: é um evento de mobilização de ações sociais simultâneas. Nesse dia, profissionais, voluntários, donas de casa, universitários, empresários enfim toda a sociedade une-se para doar sangue e ser solidária.

Projeto Aprendendo com o Mundo: capacitando profissionais e pessoas carentes ligadas à saúde de todo o país, por meio de cursos de Gestão na saúde, assim como de Inglês e Espanhol ministrados à distância. 

Projeto Saúde Solidária: Oferecer aos jovens, adolescentes e pessoas da terceira idade, carentes uma rede de locais, clínicas, consultórios, serviços de saúde, etc. onde as pessoas selecionadas possam ter acesso a serviços de saúde e informações qualificadas sobre estes aspectos.

Odontomagazine – Quais foram os critérios e forma de avaliação dos projetos de responsabilidade social apresentados no concurso Doadores da esperança?
Perfectu: Se definiram regras e quesitos para avaliar aos projetos, criando-se um estatuto que foi divulgado em diversas revistas e mídias impressas, assim como em portais, site e blogs e demais mídias sociais na Internet. Os itens que foram avaliados para a entrega do prêmio foram: ética, redação, clareza de objetivos, longevidade ou tempo que leva em prática, número de beneficiados, foco na responsabilidade social e não na caridade, uso do marketing on linee as mídias sociais, entre outros.

Odontomagazine – Quais foram os projetos de responsabilidade social ganhadores do prêmio Doadores da esperança?
Perfectu: O concurso Doadores da esperança teve nesse ano sua primeira edição e foi realmente muito bem sucedido, participando em torno de 40 projetos de responsabilidade social.
Os ganhadores foram os projetos “Vida Palmares” da região do ABC em São Paulo “Sorriso bom de Boca” do Paraná. O projeto “Vida Palmares” da região do ABC , coordenado por Manuel de Mello Santos, abrange as áreas de Educação, Saúde e Odontologia, entre outras. O projeto “Sorriso bom de Boca” está mais focado na Odontologia, mas também oferece diversas atividades recreativas e sociais para crianças carentes tais como teatro e palestras educativas nas escolas sobre higiene oral, além de atendimento para pessoas carentes. Coordenado pela Dra. Maria Cristina Reghin Vital e outras 3 profissionais da Odontologia. O projeto foi fundado em 2002 e já atendeu mais de 5000 crianças.

Odontomagazine – Quais são os objetivos do prêmio Doadores da esperança?
PerfectuO objetivo deste prêmio é fomentar o número de pessoas, profissionais da saúde, clínicas e empresas que façam ações socialmente responsáveis, assim como contribuir ao despertar o interesse da sociedade civil em geral por este tipo de ações. Nos interessa estimular um verdadeiro olhar de responsabilidade social tanto das empresas e pessoas jurídicas como das pessoa físicas.



Odontomagazine – Qual é a diferença entre o enfoque de Responsabilidade Social e o de caridade?
PerfectuAmbos enfoques são ainda necessários e ajudam na sociedade atual, mas tem diferenças. Assim por exemplo, quem da um agasalho velho que não usaria, esta fazendo caridade e não uma prática de Responsabilidade Social. A Responsabilidade Social implica ir um pouco além. Tenta não apenas dar agasalho para uma vez, senão dar agasalho para sempre. Isto é ensinar ao individuo uma profissão ou uma atividade digna que permita que a meio e longo prazo ele possa comprar um agasalho novo do jeito, cor e preço que ele quiser. Dessa forma não damos o peixe senão que entregamos a rede para que o individuo “pesque” por se mesmo. Quer dizer, se oferecem oportunidades para a pessoa crescer por si mesma, se sentir útil e valorizada pela sociedade e eliminar a anterior situação de dependência econômica e social.  

A Responsabilidade Social oferece para os grupos sociais carentes educação, saúde e emprego dignos. Dessa forma se promove o desenvolvimento social e de passo se contribui a diminuir a violência.   A Responsabilidade Social promove mudanças na estrutura social, dado que após estudar e ter acesso a um emprego digno e melhor remunerado as pessoas mudam de classe social, forma de pensar e agir e se incorporam a sociedade de uma forma mais autônoma e também com maiores possibilidades de consumo assim como de contribuição com os outros.
Subentendesse que a Responsabilidade Social é uma troca, assim por exemplo quem participa de um curso profissionalizante promovido ou patrocinado por uma empresa também esta oferecendo sua mao de obra. Não se promove desta forma um vinculo de supeditação ou dependência a meio e longo prazo, assim como o processo acontece mais como uma verdadeira troca na qual ambas as partes ganham. “Não estamos dando um agasalho de graça“.  A pessoa com seu estudo, esforço e trabalho, sua inteligência consegue o agasalho ou pescar o peixe que quiser na hora que quiser. Não se resolve o problema do individuo ou comunidade uma vez só, senão para sempre.
A Responsabilidade social também desenvolve o aspecto chamado de sustentabilidade, que tem a ver com o planejamento a longo prazo e implica que as ações de ajuda ao outro sejam sustentáveis e não que desapareçam selas e seus efeitos num curto prazo. Alias o programa ou projeto deve tentar de criar recursos para se auto-sustentar ou sobreviver sozinho.

Odontomagazine – Teve a participação de outras entidades no outorgamento de prêmios junto a Perfectu?
Perfectu: Sim. Participaram junto com a Perfectu outorgando prêmios a Coraldent e a XP Investimentos.

Odontomagazine – Quem integrou a comissão julgadora?
PerfectuTeve a participação da Profa. Dra. Ronilda Ribeiro da USP, expert em OGNS e responsabilidade social, o Prof. Dr. Marcos Coral, odontologo e com grande experiência no setor de responsabilidade, o Sr. Roberto Ueno da XP Investimentos e a Dra. Claudia Firmino, diretora da Perfectu. Tentamos colocar na comissão organizadora pessoas com experiências de vida diversas, por um lado pessoas com experiência acadêmica, por outro, pessoas que praticam a responsabilidade social e por outro o mundo das empresas. Acreditamos que todos esses olhares são complementares e necessários se desejamos construir uma sociedade melhor e um mundo mais responsável no nosso dia.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Video de Concientização

Este video é de concientização e fala das pessoas que vivem em Manaus sabe o que uma hidreletrica faz falta, energia termoeletrica de péssima qualidade , apagões , prejuízos para a população em especial industria e comerciantes, além da gigantesca poluição das usinas termelétricas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Um caso de Má Administração


A ENGESA - Engenheiros Especializados S/A é uma empresa brasileira focada no setor de defesa.
A primeira sede da empresa estava situada na Av. Liberdade, na cidade de São Paulo. A partir de 1975, a empresa mudou-se para a Av. Nações Unidas e em 1985, para um complexo de 65.000m², sendo destes 26.557m2 de área construída, na cidade de Barueri, porém, a principal fábrica estava situada em São José dos Campos, em um complexo de cerca de 200.000m2 (este terreno foi vendido para a Embraerapós a falência da empresa). O grupo de empresas controladas pela Engesa atuavam em diversos segmentos da economia e exportavam para 37 países, muitos deles árabes.
Os produtos mais conhecidos são os veículos blindados EE-9 Cascavel e EE-11 Urutu, os caminhões táticos militares e blindado leve EE-T4 Ogum e o carro de combate EE-T1 Osório. O "jipe" Engesa, um dos produtos, atendia tanto ao mercado militar quanto civil. O grupo de empresas controladas pela Engesa também fabricavam tratores agrícolas e florestais (Engex)(muitos deles premiados internacionalmente), rodas para carros (FNV), comerciais para TV (Engevídeo), trilhos e vagões (FNV), motores para ônibus elétrico (Engelétrica), caminhões de coleta de lixo (FNV), mísseis, foguetes e giroscópios para diversos usos (Órbita), radares de diversos tipos (Engetrônica), possuiam a única fábrica de munição pesada do Brasil e representavam a Casa da Moeda Brasileira em diversos países, principalmente árabes.
A ENGESA foi controladora das empresas Engex; Engesa Elétrica, conhecida como Engelétrica (ex-Bardella-Borriello Eletromecânica), em Jandira, SP); Engesa Eletrônica, conhecida como Engetrônica (ex-Inbelsa, afiliada da Philips do Brasil, em São Paulo, SP); Fábrica Nacional de Vagões - FNV (em Cruzeiro, SP); Órbita, dentre outras. O centro administrativo estava situado em Tamboré, Barueri, SP, onde também encontrava-se a Engepeq, centro de pesquisa e desenvolvimento do grupo.
A falência da empresa foi decretada em outubro de 1993. Os problemas da empresa começaram com o calote de US$ 200 milhões do Iraquee no fracasso de vendas dos tanques pesados Osório, onde a Engesa investiu todas as suas reservas. A principal instalação industrial da empresa em São José dos Campos foi vendida em 2001 para a Embraer.
Os prejuízos contabilizados após a perda do contrato com o Iraque foram irrecuperáveis. Uma empresa detentora de tecnologia de ponta e mão-de-obra de altíssimo nível, capaz de fazer um trabalho excepcional, como o Osório (no qual investiu tudo), acabaria liquidada. A indústria ainda chegou a receber ajuda financeira do governo, por conta de contratos que tinha com a Força Terrestre. Mas, nessa altura, o volume das suas dívidas era algo gigantesco e só um contrato como o pretendido com a Arábia Saudita a salvaria da falência.
Com o fim da ENGESA, o Exército Brasileiro ficou sem um carro de combate nacional comparável aos melhores existentes lá fora. Havia, inclusive, entendimentos para um acréscimo de 10% no preço final do veículo para que, a cada dez unidades exportadas para os sauditas, uma pudesse ser financiada para o Brasil, hoje um país importador de blindados em segunda mão.
Recentemente, um grupo europeu se encontrou com o governo federal e "ressuscitou" a Engesa. Ainda não há previsão para a volta concreta, mas pode ser que o primeiro projeto seja atualizar o EE-T1 Osório e começar a fabricá-lo em série.

Curso de Gestão na Excelência da Saude


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasil participará de competição mundial de empreendedores

 Os finalistas produzirão vídeos sobre os projetos e o campeão será escolhido por votação na internet no ano que vem.

 

O Brasil já tem um grupo que vai representar o país em uma competição mundial diferente, que estimula os empreendedores a criar. A seleção foi no fim de semana, em São Paulo.
Uma fila de gente com boas ideias para negócios inovadores. Assim começa o "Startup Weekend", uma competição mundial de empreendedores. Eles passam um fim de semana conversando com investidores e empresários experientes. Mas têm só 60 segundos para chamar a atenção deles.
Um minuto pode ser um tempo pequeno para apresentar uma grande ideia, mas todo empreendedor tem que saber exatamente o que quer e precisa estar preparado para convencer todo mundo de que o plano dele pode ser um negócio de sucesso.
O primeiro passo é perder o medo de ser copiado. “Parta para a briga, arranje pessoas que vão ajudar você a desenvolver, antes que alguém roube a sua ideia”, aconselha Rose Lopes, organizadora do “Startup Weekend”.
A ideia vencedora é de dar água na boca: criar uma página na internet para que pessoas que sabem cozinhar bem ofereçam seus serviços a quem precisa de um cozinheiro por uma noite. Os empreendedores vão ganhar com a venda de publicidade no site.
Agora, vem a parte difícil. Transformar um projeto em uma empresa. “O principal ponto que percebemos é que você deve testar com aqueles que você acredita que sejam os melhores consumidores para ver se a ideia vai realmente pegar, porque às vezes ela é muito boa só para você”, diz o economista André Camargo.
Pelo menos três investidores querem apostar no futuro negócio. "Agora é a hora do risco, então vamos ter que fazer essa ideia acontecer baseada em muito trabalho”, conta o publicitário Ricardo Katayama.
Eles sabem que não existe uma fórmula mágica, mas aprenderam que o sucesso vem do trabalho de equipe.
"Sozinho você não vai longe. Você precisa de um parceiro, um sócio, contatos, pessoas que podem te ajudar quando tiver dificuldade”, diz Renato Ezquerro, estudante de Ciências da Computação.
Ao todo, 60 países participaram desta fase do Campeonato Mundial de Empreendedores. Os finalistas produzirão vídeos sobre os projetos, e o campeão será escolhido por votação na internet, no ano que vem.

8 tecnologias atuais que vão moldar o nosso futuro


As tecnologias dos dias atuais cada vez mais fazem parte das nossas tarefas diárias. Por essa razão, o site Mashable decidiu listar as 8 tecnologias que vão ajudar a moldar o futuro da humanidade.

De acordo com Rick Chin, diretor de inovação de produto da SolidWorks, a tecnologia atingirá um grande nível de personalização em apenas 20 anos. E, será nesse momento que a vida das pessoas vai mudar e melhorar a todo momento.
“Nós vamos estar fisicamente mais confortáveis com os móveis que vamos sentar e os produtos que temos, além disso apenas as informações mais relevantes de amigos e familiares nos alcançará. Nosso movimento no mundo digital estará perto de ser telepático”, confirmou Chin.
O diretor de inovação de produtos da SolidWorks considera ainda que várias tecnologias atuais são relevantes para essa visão do futuro. Para ele, elas vão evoluir e se tornarão não só mais poderosas, como também se integrarão às outras tecnologias. Confira abaixo a lista do site Mashable:
1. Smartphones
Smartphone (Foto: Divulgação)Smartphone (Foto: Divulgação)
Os smartphones de hoje são tanto um computador como um dispositivo de comunicação. Com uma interface multi-touch e um rápido CPU, eles contêm câmeras, GPS e bússolas. Além disso, permitem calcular e se comunicar a qualquer hora, em qualquer lugar.
No futuro, eles evoluirão para o que chamaremos de computadores pessoais móveis (PMC). E supondo que Rick Chin esteja certo, as CPUs móveis vão ter uma super velocidade. Assim, o PMC e os periféricos pessoais se tornarão a interface de qualquer pessoa para qualquer outro computador que você interagir.
2. 3G e 4G Wireless Broadband
Microcell 3G da AT & T (Foto: Divulgação)Microcell 3G da AT & T (Foto: Divulgação)
"Quantas barras de sinal eu tenho?".
Frequentemente, nós verificamos a força do sinal do smartphone enquanto estamos navegando na internet ou no nosso e-mail. Os 3G de hoje e as redes 4G fornecem conexões que são aceitáveis, mas que muitas vezes são interrompidas e isso precisa mudar.

No futuro, a implantação de torres de celular deixará de ser cara e demorada, para ser mais rápida e orgânica. Os provedores de redes sem fio vão debitar mensalmente créditos para se ter dispositivos como o Microcell 3G da AT & T em casa. E com uma quantidade suficiente destes dispositivos, a conexão das redes sem fio se tornará sólida, mesmo em bairros e vilas remotas.
Assim, no futuro, os computadores móveis pessoais (PMCs) não vão precisar de indicadores de intensidade de sinal, porque o acesso sem fio ao 3G e 4G será sólido, rápido e penetrante, além de ultra-rápido.
3. Cloud Computing
Cloud Computing (Foto: Divulgação)Cloud Computing (Foto: Divulgação)
Poucos provedores de tecnologia têm feito um bom trabalho explicando ou prestando serviços que sejam relevantes para a grande massa da população.
Assim, se espera que a computação em nuvem do futuro, mantenha todas as nossas informações pessoais e as aplicações disponíveis em qualquer momento.
Esse tipo de tecnologia vai funcionar, não importando se você estará editando um documento de texto enquanto dirige um trem, ou se apenas está ajustando uma proposta de venda no escritório de um cliente. O importante é que você nunca ficará sem as informações necessárias para concluir a tarefa.
4. Eye-Tracking e Voices Commands
Eye-Tracking e Voice Commands (Foto: Divulgação)Eye-Tracking e Voice Commands (Foto: Divulgação)
Atualmente, a tecnologia de rastreamento ocular é mais usada nas pesquisas de usabilidade. Ou seja, as empresas tentam descobrir o que os usuários veem assim que abrem uma página da internet. Já o reconhecimento de voz é usado intensamente em produtos que visam transcrever o texto falado.

No futuro, esta tecnologia será combinada com realidade aumentada (AR) e terá o objetivo de criar uma interface de usuário para o seu PMC. O objeto que você ver e as palavras que você falar serão transmitidos para o PMC, que interpretará a sua intenção, e então, transmitirá os resultados de volta para você, seja visualmente e/ou verbalmente.
Um exemplo seria quando olhasse para um restaurante e disesse: "Será que eles têm boas saladas?", depois de alguns segundos você receberia as informações no seu PMC.
5. Realidade Aumentada
Realidade Aumentada (Foto: Divulgação)Realidade Aumentada (Foto: Divulgação)
A realidade aumentada de hoje (AR) adiciona textos, símbolos e imagens virtuais em 3D em vídeos. O objetivo disso tudo é torar o vídeo mais informativo e até mais interessante.
De acordo com o site da Mashable, o futuro da AR deverá estar nos óculos. Eles vão projetar imagens sobre as lentes usando componentes que são quase imperceptíveis e é seu PMC que vai exibir as informações sobre os óculos. Por exemplo, se você olhar para um símbolo e dizer alguma coisa, o seu PMC vai atuar sobre a mensagem transmitida e irá minimizar as informações exibidas, limitando-a apenas ao que você precisa saber.
6. Redes Sociais
Redes Sociais (Foto: Divulgação)Redes Sociais (Foto: Divulgação)
As redes sociais que existem hoje, como por exemplo, o Facebook e o Twitter, requerem que os usuários façam um trabalho extra para que aquilo tenha algum valor. Isso significa que devemos administrar toda a nossa comunidade de amigos e seguidores, através de todos os tweets e posts, para aqueles que realmente nos interessam.
No futuro, a gestão da nossa rede será dinâmica e automatizada, o próprio sistema fará as conexões. Como as atualizações dos posts, por exemplo, apenas aqueles relevantes para você naquele exato momento aparecerá no seu PMC. Além disso, as redes sociais também deverão se tornar cada vez mais integradas com outros componentes de nossas vidas digitais, como calendários, livros de endereços e GPS.
7. CAD (Computer-aided design)
CAD (Foto: Divulgação)CAD (Foto: Divulgação)
O desenho assistido por computador é popular entre os engenheiros, designers e estudantes que geralmente visam a criação de projetos de produtos em 3D. Entretanto, o software é muitas vezes demasiado avançado para o consumidor médio que deseja projetar seu próprios produtos.
No futuro, no entanto, o CAD permitirá que o consumidor médio possa projetar seus próprios produtos personalizados de forma fácil e acessível. Os consumidores terão acesso a um software simples, que será capaz de combinar características pré-definidas. Além disso, eles serão capazes de personalizar ainda mais, adicionando sua própria paleta de cores, imagens, formas e dimensões.
8. Carros autônomos
Carros Autônomos (Foto: Divulgação)Carros Autônomos (Foto: Divulgação)
Os carros de hoje trazem uma variedade de assistência ao condutor, mas nada que permita que ele dirija completamente sozinho. Atualmente, você pode obter carros que tenham GPS, apesar dos fabricantes de automóveis de luxo, como Audi, BMW, Mercedes e Volvo fornecerem muito mais.
Em um futuro próximo, os carros serão autônomos, onde o controle do driver será opcional. Mesmo que esse pensamento possa parecer assustador, os carros serão mais seguros do que qualquer veículo que você já imaginou. Isso porque eles vão avaliar constantemente seu ambiente com os seus diversos sensores externos.
Será que vai ser difícil de operar? Provavelmente não. A ideia é que seu PMC funcione como uma interface para qualquer dispositivo, incluindo o seu carro autônomo. Ou seja, ele saberá a sua agenda e catálogo de endereços, e por isso, quando você entrar em seu carro uma hora antes de um compromisso, o GPS do carro irá exibir instantaneamente o endereço de destino e a hora de chegada. Tudo o que você terá que fazer é dizer: "Vamos!"
Fonte:www.globo.com