quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Autoconfiança é fundamental para profissional obter sucesso

Sem autoconfiança profissional perde capacidade de ter iniciativa, explica especialista em desenvolvimento humano.


Ser um profissional autoconfiante é basicamente um dos detalhes que vai definir uma carreira de sucesso ou uma que simplesmente não sai do lugar. Do estagiário ao presidente, é a autoconfiança que vai fazer o profissional se destacar dentro das organizações e, consequentemente, conquistar todos seus objetivos.


De acordo com o especialista em desenvolvimento humano, Eduardo Shinyashiki, a falta de autoconfiança atrapalha a carreira de qualquer profissional, pois faz com que ele deixe de confiar em seus talentos, competências e capacidades. Isso ainda vai refletir na sua pró-atividade. “Ele começa a perder a capacidade de ter iniciativa”, observa Shinyashiki.

A lógica é simples: os profissionais de sucesso são aqueles que se mostram, que aparecem, que tem o controle da sua vida profissional e pessoal. “A trajetória de sucesso de todo profissional passa pela competência emocional”, resume Shinyashiki.

Perdendo oportunidades
A maior perda dos profissionais sem autoconfiança decorre da falta de iniciativa. Na prática, quem não confiança no seu próprio trabalho se limita a esperar que os outros digam o que ele deve e como deve fazer. Isso, no entanto, é o tipo de postura esperada para alguém que está iniciando a vida profissional. Se o profissional não se expõe e não se evidencia, sua carreira dificilmente irá muito longe.

Outro problema que essa falha pessoal acarreta diz respeito ao próprio desenvolvimento do trabalho. Shinyashiki explica que a falta de confiança faz o profissional questionar constantemente a qualidade de seu trabalho. “Ele sempre acha que não fez direto”, observa. Isso acaba levando ao perfeccionismo exagerado e ao retrabalho constante, atitudes que, além de consumir de forma improdutiva o tempo do profissional, faz com que seu trabalho deixe de ser prazeroso.

Falta de autoconfiança nada mais é do que medo. Medo de apresentar uma ideia e ser criticado, medo de se expor em uma reunião e não se sair bem, medo de perguntar e levar um não, medo de fazer e fracassar. A sugestão é: “não deixe que a emoção tome as decisões por você”.

Shinyashiki também orienta o seguinte: se o profissional não possui autoconfiança e deseja mudar, o primeiro passo é não encarar essa mudança como uma obrigação, mas sim como um compromisso com ele mesmo. “Não adianta lutar contra o medo, com medo”. Comece focando em seus pontos fortes e tenha sempre em mente que você só tem a perder não confiando no seu potencial. As oportunidades perdidas e o desgaste profissional decorrentes da falta de confiança são suficientes para motivar as pessoas a lutar no sentido de adquirir uma postura confiante.

“Eu acho”
Shinyashiki ainda lembra que as palavras mais constantes no discurso de um profissional que não tem confiança são: “eu acho”. Quando você apresenta um projeto, uma ideia ou uma opinião começando com “eu acho”, você está gerando inseguranças, dúvidas e incertezas.

Medo do erro, do fracasso, da crítica e da rejeição é um sentimento comum, mas deixar que ele paute sua vida profissional vai determinar uma carreira limitada. Portanto, desde já, assuma o compromisso de desenvolver sua competência emocional.

Fonte:Site administradores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Concurso

Prêmio “DOE ESPERANÇA ÀS CRIANÇAS" - 2011. Para participar Clique aqui


Regulamento

"As crianças são a esperança do mundo." José Martí

“O que você faz para ajudar as crianças?”
Este prêmio foi criado com o objetivo de premiar os melhores projetos, práticas e idéias de responsabilidade social de pessoas físicas e jurídicas realizadas nos mais diversos setores. Esta iniciativa da Perfectu conta com o apoio de empresas como a XP, Livraria Cultura, Coraldent entre outras e o júri que avaliara a qualidade dos projetos está integrado por experts e personalidades do setor. Além deste prêmio oficial os interessados podem deixar suas opiniões nos sites e blogs da Perfectu sobre quem pode ser o ganhador.
Você deve ter muitos motivos para querer ajudar as crianças brasileiras a serem melhores. Se você indivíduo ou empresa já faz algumas ações de ajuda, caridade ou responsabilidade social, ou mesmo que ainda esteja apenas projetando fazê-las, digite essas ideias ou ações na forma de projeto com no máximo quatro laudas e envie para nós. Os melhores projetos de Responsabilidade Social serão divulgados e premiados pela Perfectu, a Coral Dent, entre outras empresas no dia 12/10/2011, mas a entrega oficial do prêmio será no dia 22/10/2011.
1. Informações Gerais
1.1. Este Prêmio é uma iniciativa da Perfectu e tem caráter exclusivamente cultural, não gerando qualquer vínculo ou ônus para os participantes.
1.2. Este Prêmio estará vigente no período do dia 14 de Setembro de 2011 a 11 de Outubro de 2011.
1.3. A Perfectu poderá, a seu exclusivo critério e a qualquer momento, suspender ou cancelar o presente Prêmio.
2. Condições de Participação
2.1. Poderão participar deste Prêmio clientes e não clientes da Perfectu na condição de pessoas físicas e jurídicas, desde que respeitados os termos e as condições estabelecidas neste Regulamento.
2.2. Para participar deste Prêmio é necessário o prévio cadastro no site www.perfectuead.com.br, mediante o preenchimento obrigatório de todos os campos do formulário da página do Fale Conosco.
2.3. Uma vez cadastrado, o participante deverá enviar o projeto de autoria própria, com até quatro laudas de tamanho máximo, escritas em letra Times New Romam, tamanho 12  a espaço um e meio, de conteúdo relativo ao tema da campanha da Perfectu “Como você doa esperança para as crianças?” para o email atendimento@perfectuempresarial.com.br
2.3.1. A inscrição do projeto deverá ser feita exclusivamente pelo seu autor (pessoa física ou jurídica).
2.3.2. Cada participante poderá inscrever quantos projetos desejar.
2.3.3. Serão imediatamente desclassificados os projetos que não atendam integralmente às condições deste Regulamento, bem como aqueles que apresentem linguagem depreciativa ou conteúdo de cunho racista, sexista, homofóbico, pornográfico ou inadequado ao tema da campanha.
2.4. Ao inscrever-se para participar desta Promoção Cultural, o participante estará automaticamente autorizando a Perfectu a usar a seu critério, a sua imagem, som e voz, bem como a veicular o(s) projeto(s) inscrito(s), para a divulgação deste Prêmio, em toda a mídia impressa e eletrônica por prazo indeterminado e sem qualquer ônus para a Perfectu.
2.5. A Perfectu não tem a obrigação de divulgar os projetos encaminhados pelos participantes.
3. Escolha e divulgação dos projetos
3.1. Dentre os projetos que atendam integralmente as condições previstas neste Regulamento, serão selecionados pelos organizadores desta Promoção, para divulgação no site da Perfectu, aqueles de maior criatividade e adequação ao tema.
3.1.1. O(s) projeto(s) selecionado(s) ficará acessível aos internautas no site da
Perfectu por prazo indeterminado.
3.1.2. A Perfectu poderá, a qualquer momento, retirar do ar projeto(s) no qual seja identificado algum problema quanto ao cumprimento das condições previstas neste Regulamento ou que não atenda ao padrão de qualidade exigido.
3.2. Além da divulgação no site, será selecionado, a cada mês, por uma comissão julgadora escolhida pela Perfectu, um dos projetos para veiculação através de disparos de emails e nos site da Perfectu e  de revistas parceiras, em data a ser determinada pela Unimed-BH.
3.2.1. Para esta veiculação, a Perfectu entrará em contato com o autor do Projeto para obter o material original, o qual deve ser de conteúdo idêntico ao enviado para o site e por email.
3.2.2. Os projetos selecionados para divulgação no site desta campanha, postados por colaboradores e funcionários da Perfectu ou seus parceiros, não poderão ser escolhidos para veiculação sem antes consultar a Perfectu , após a entrega do prêmio.
3.2.3. Todas as pessoas que aparecerem mencionadas ou fotografadas no projeto a ser veiculado deverão assinar uma Autorização de Uso de Voz e Imagem, para uso da Perfectu, por tempo indeterminado e sem ônus, sendo que, em caso de menores de idade, essa autorização deverá ser concedida pelos pais ou responsáveis.
3.2.4. Os direitos de divulgação dos projetos a serem veiculados serão integralmente cedidos pelos seus criadores à Perfectu, em caráter de exclusividade, de forma total e irrevogável, inclusive no que tange aos direitos de autor sobre a propriedade intelectual, nos termos da Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, com o que o participante/criador concorda, desde já e para todos os efeitos legais.
3.2.5. Para veiculação na Internet, revistas, TV, etc. a Perfectu reserva-se o direito de editar o projeto selecionado da forma que achar melhor, alterando a redação do mesmo e incluindo as cartelas de assinatura de sua campanha publicitária, onde constará também a autoria do projeto.
3.2.6. A Perfectu poderá deixar de realizar esta veiculação, a seu exclusivo critério, caso nenhum projeto inscrito atenda a sua expectativa de qualidade.
3.3. O autor de cada um dos projetos selecionados para veiculação receberá um curso E-learning  (através da Internet) sobre “Marketing” contendo um módulo que ensina como montar Programas e projetos de Responsabilidade Social, três textos didáticos sobre temas de Gestão e Marketing, dois pares de ingressos para eventos culturais (teatro, dança, música instrumental) apoiados pelo Programa Doadores da Esperança da  Perfectu. A premiação deverá ser utilizada pelo vencedor nos três meses seguintes à veiculação do seu projeto e ele poderá escolher eventos que estejam na programação cultural desse  período.
4. Considerações Gerais
4.1. A simples participação neste Concurso Cultural, sobre o assunto Responsabilidade Social, implica total conhecimento e aceitação deste Regulamento, bem como de seus termos e condições.
4.2. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela Perfectu.
São Paulo, 12 de Setembro de 2011

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dia do Administrador


No dia 09 de setembro se comemora o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições.

Por que esta data?
Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68. E que hoje, completa 44 anos!

O que faz um Administrador?
O administrador é aquele profissional que planeja o futuro das organizações, organiza coordena  suas equipes e ações; e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, atender as necessidades dos investidores, clientes e conseqüentemente, da sociedade em geral.
Dentre as mais diversas habilidades empresariais, os profissionais de administração devem saber utilizar princípios e técnicas buscando soluções para todo tipo de problema administrativo, devem também saber lidar com pessoas de forma eficiente, negociando e solucionando conflitos.

Qual a sua importância?
Estes profissionais possuem uma importância imensurável na sociedade brasileira e mundial. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento pleno das organizações, o progresso das economias e mercados, o aumento das receitas e muito menos o desenvolvimento mundial das nações. O que está diretamente ligado a geração de empregos para outros tantos profissionais .  Onde, em um cenário sem administradores poderia gerar um caos social sem tamanho, além de permitir que grandes empresas fossem geridas por pessoas sem a qualificação mínima necessária.
Já em 2005, Stephen Kanitz, administrador pela Harvard, previa um crescimento importante desta profissão, no Brasil e no mundo, e dos rumos que ela tomaria no futuro, veja:

Administração já é hoje a profissão mais freqüente deste país, com 18% dos formandos. Antes, nossos gênios escolhiam medicina, direito e engenharia. Agora escolhem medicina, administração e direito, nessa ordem.
Há dez anos tínhamos apenas 200.000 administradores, e só 5% das empresas contavam com um profissional para tocá-las. O resto era dirigido por “empresários” que aprendiam administração no tapa. Por isso, até hoje 50% das empresas brasileiras quebram nos dois primeiros anos e metade de nosso capital inicial vira pó.”
                              Stephen Kanitz

Por estes, e tantos outros motivos é que a profissão de Administrador precisa ser respeitada e tratada como merece, por toda a sua importância e representatividade no contexto social e econômico de um país. Afinal:

“Sem Administrador, não se chega a lugar nenhum!” 

“Administrar é usar recursos escasso e torná-los suficientes para atingir um objetivo.”

“Ser competente é acertar um alvo que ninguém acertou, ser administrador é acertar um alvo que ninguém viu.”
“Uma boa administração é o reflexo de uma boa convivência familiar.”

segunda-feira, 5 de setembro de 2011


E-commerce: MPEs pagam o mesmo que grandes por certificação digital

Instrumento permite às empresas atestarem veracidade em transações realizadas pela internet

Micro e pequenas empresas pagam o mesmo valor que as grandes para obter a certificação digital, o que causa desigualdade de tratamento, já que estas faturam bem mais que as primeiras. Atualmente, os valores variam de R$ 140 a R$ 465, dependendo da instituição certificadora.

O certificado digital é um instrumento virtual utilizado para atestar a veracidade da identificação em mensagens ou transações eletrônicas, permitindo o reconhecimento seguro da pessoa que o utiliza. Essa tecnologia possibilita assinar digitalmente qualquer tipo de documento, dando a ele o mesmo valor jurídico que aqueles em papel assinados de próprio punho.

O gerente de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim, explica que a Constituição Federal determina a diferenciação entre negócios de pequeno porte e grandes empresas, porém isso não vem sendo observado. "Micro e pequenas empresas pagam os mesmos valores que médias e grandes para obter a identidade digital e operar os tributos", observa.

Alvim reforça a posição favorável do Sebrae à certificação digital. "Isso traz ganhos aos empresários e pode ajudar, inclusive, na gestão de seu negócio. Mas isso tem um custo e o que defendemos é que ele seja menor para micro e pequenas empresas", argumenta.

Criada há dez anos por meio de Medida Provisória, a certificação digital vem sendo cada vez mais exigida nas transações realizadas por empresas brasileiras. Além da Nota Fiscal Eletrônica, pode ser utilizada no registro de operações e prestação de impostos federais, na escrituração fiscal das empresas, entre outras ocasiões.