terça-feira, 19 de junho de 2012

Internet promete ser um grande diferencial nas urnas.


Charge Perfectu
19/06/2012

De um clique a um voto. A internet já virou realidade para o marketing politico, e nos últimos tempos, através das redes sociais, vem se tornando o principal e mais rápido meio de propagação de informações, influenciando as decisões do eleitor.
O uso da internet como uma das ferramentas de comunicação na campanha eleitoral é uma forte arma de interação e conexão com a sociedade e formadores de opinião, permitindo que o internauta discuta e partilhe sua mensagem. Sendo assim, podemos dizer que enquanto a mídia tradicional genericamente mostra a imagem, a mídia social abre um leque de continuidade: mostra as conversas, amplia e sustenta a mensagem. Encurtando a distância entre candidato e eleitor.
O fato é que a internet se tornará o maior palco de disputa nas eleições. O novo eleitor que também é internauta se mostra cada vez mais interessado a ter um relacionamento pessoal com seu candidato, ele é ativo, engajado e vive em uma era de mudança. Para se ter uma ideia, 88% dos internautas brasileiros pesquisam na web antes de tomar uma decisão de consumo, e trazendo isso para as campanhas eleitorais, pode-se dizer que eles estarão mais ligados nas ações virtuais dos políticos e a espera de um movimento nas mídias sociais.
Para exemplificar, vale ressaltar que, visando promover seus projetos e ideias, políticos como Dilma Russef e José Serra já se utilizam frequentemente das redes sociais. E um ótimo caso de sucesso é o do presidente dos EUA, Barack Obama, que se utilizou dos meios digitais para promover sua candidatura e utilizou extensivamente as redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube. A repercussão foi tão grande que o presidente conseguiu angariar fundos para sua campanha, ele arrecadou US$ 500 milhões em doações on-line de mais de 3 milhões de pessoas.
Assim, para essa eleição é impossível pensar em uma campanha que não englobe a internet como ferramenta de marketing, pois os números descrevem essa importância. No Brasil, a internet já atingiu a massa crítica necessária. Segundo pesquisas do IBOPE realizada esse ano, nosso país tem 82 milhões de internautas, com número de usuários ativos de 48,9 milhões (que acessam a web constantemente). Ainda, uma pesquisa do Comitê Gestor de Internet, revelou que do total da população brasileira, mais de 90% da classe A, 80% da classe B, 52% da classe C, e impressionantes 20% das classes D, E, usam a Internet. Onde, de acordo com o IBOPE, esses brasileiros passam três vezes mais tempo navegando do que assistindo televisão.
Também é importante ressaltar que boa fatia do eleitorado tem entre 18 e 24 anos. Estes são a chamada geração Y, que já nasceu com a internet e passou boa parte de sua infância e adolescência plugadas em todas as novidades que ela os proporcionou. Sendo assim, seguramente esse eleitorado a usará para se informar, debater e discutir seu voto.
E nesse cenário o site do candidato é a pista de pouso. Nele deve conter todo o material utilizado na campanha, inclusive a proposta politica, pois assim, a sociedade passa a conhecer os candidatos além da tela de TV, do áudio do rádio ou do velho santinho. Ela irá interagir com ele, sentir-se mais próxima, gerar e multiplicar seu conteúdo.
Percebendo essa mudança de cenário e os resultados promissores que a internet pode gerar nas eleições, Ronaldo Tenório, Diretor da LABOX Comunicação Estratégica, idealizou o projetowww.campanhanaweb.com, onde se cria em apenas 48 horas um site completo e com todos os recursos necessários para uma campanha e que se conecta com os vários perfis dos candidatos nas redes sociais.
Segundo Ronaldo, a criação de um site para o candidato é o ponta pé inicial de uma campanha digital e que servirá de alicerce as demais ações (virtuais ou não). Para ele, a rapidez no fluxo de informações, a ocorrência de internautas cada vez mais participativos e exigentes e a interação de diversas redes na internet foram os propulsores iniciais para a criação de um sistema que atendesse a esses pontos.
E a eficácia do Campanha na Web é comprovada pelos resultados gerados e a satisfação dos candidatos: “ Nas últimas eleições, cerca de 80% dos candidatos que se utilizaram do projeto em todo o Brasil, conseguiram sucesso nas urnas, a expectativa para essa eleição é repetir o fato e atingir números ainda maiores” afirma Ronaldo.

Um comentário:

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