quinta-feira, 1 de março de 2012

Pelé é o rei do Marketing Pessoal


 


O rei do Marketing Pessoal e do Branding é brasileiro.
 
Imagine uma pessoa bem-sucedida. A melhor na sua profissão, durante um longo período de tempo. Imaginou?
Essa pessoa dependendo da profissão, essa pessoa ganhou muito dinheiro, teve muito sucesso e fama. Ocorre que essa pessoa se aposentou há 36 anos.
Vocês tem a certeza que os ganhos dela, tirando o que conseguiu juntar, reduziu drasticamente, etc e tal, correto?
Errado.
Essa pessoa fatura muito ainda, muito mesmo. Mais de 30 milhões de reais por ano, sem exercer a sua profissão principal, acredita?
Esse personagem é diferenciado mesmo e seu nome se confunde com o nome do esporte que praticou, ou até virou sinônimo…
Estou escrevendo sobre o Pelé.
O maior mito que o esporte já fez.Em qualquer lugar do planeta, ele é venerado (mais que aqui talvez).
Esse produto – Pelé, continua fortíssimo. Vende muito, vale muito anúncio, merchandising, contratos milionários, apresentação de eventos e por ai vai.
Ele é a maior marca pessoal do Brasil.
 
A revista Isto É, na sua página da web, fez uma matéria fantástica, e levantou o seguinte dado:
“O mercado publicitário e os especialistas nesse tipo de avaliação dizem que quem quiser explorar a marca Pelé por 20 anos terá de desembolsar nada menos que R$ 600 milhões. Detalhe: isso depois de 30 anos de aposentadoria do craque. “
O Cara vale muito. Ele fez Branding, quando ninguém sabia o que era esse nome e o que significaria. Teve um dos maiores Marketing Pessoais que algum atleta já teve, e isso em uma época que era muito pequena a cobertura da mídia, de jogos ao-vivo, cobertura de revistas e etc.
Pois o tempo passou, muitos escândalos envolveram o Edson Arantes do Nascimento, mas a marca Pelé nunca foi arranhada. Ele mesmo gosta de destacar quando dá opinião, que é o Edson que está falando (pois fala muito besteira). Ele conseguiu criar um porto seguro para sua imagem profissional.
Portanto, quando nós profissionais de Marketing, tivermos que estudar algum case de Branding, Marketing Pessoal, Gestão de Marca e etc, não deixem de olhar para seu país. Nós temos um dos mais enigmáticos case de Branding Pessoal do Mundo e da história.
Nada se compara ao Pelé – atleta do século, e a blindagem que tem seu apelido e sua carreira.
O cara vendeu de tudo, de tapete a remédio de disfunção erétil, cantou em comercial, fez filme, foi ministro e continua firme e forte. Não sai de casa para um anúncio, por menos de 2 milhões de reais.
Nessa reportagem o publicitário Washington Olivetto diz:
“Ele está num patamar em que nenhum outro esportista está. Talvez Mohamed Ali. São marcas acima do bem e do mal e o que explica é o fato de ele ter construído mais coisas boas do que ruins na carreira”, diz o publicitário, que também já escalou o jogador para ilustrar as campanhas da lã de aço Bombril.
Pelé é único e deve ser objeto de estudo nosso, valorize o que temos #BRANDING

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário....